Siga-nos nas redes:   
Notícias
O transtorno das infiltrações.
Quando reparar os danos causados durante a temporada de chuvas
26/03/2018

Não é exagero afirmar que, invariavelmente, as chuvas de verão geram problemas e dores de cabeça aos síndicos na grande maioria dos condomínios.

Para se ter uma ideia, dados e pesquisas realizadas pelo SíndicoNet apontam que 85% dos prédios apresentam problemas de infiltração, principalmente nessa época do ano.

Outro problema que o síndico enfrenta é que, mesmo com todo o transtorno causado por goteiras, infiltrações, manchas de umidade, alagamentos, etc., infelizmente, os devidos reparos muitas vezes não devem ser feitos no período de chuvas. O ideal é aguardar um pouco.

✱Quando executar os reparos

Os especialistas apontam os meses de maio a setembro como os mais indicados para reparar o estrago. “Vale a pena esperar e fazer bem feito na época seca” sugere o professor de engenharia civil da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Luis Sérgio Coelho.

E para fazer bem feito é importante refletir sobre qual é a necessidade de cada edificação. Há prédios, por exemplo, que nunca sofreram com problemas de telhado, mas com o grande volume de uma tempestade, o dano aconteceu.

Casos de destelhamentos mais graves, com água entrando nos apartamentos, obrigou alguns a tomarem medidas circunstanciais.

✱Prevenção

Em outras circunstâncias, uma boa manutenção preventiva pode evitar dores de cabeça. Prédios com telhados sujos e sem manutenção ficam mais propensos a apresentar goteiras e infiltrações. Vale ressaltar também a necessidade de se trocar as telhas quebradas ou trincadas. Com limpeza e troca periódica -feita todos os anos no inverno- o condomínio economiza com os reparos que teria de fazer no futuro.

✱Contratação

Antes de assinar o contrato com a empresa que oferecer o orçamento mais baixo, é importante verificar o que está sendo acordado. Por exemplo, quem será o responsável pela compra dos materiais e o prazo para a obra ser executada.

Também vale a pena acordar prazos por escrito no contrato. Assim, fica tudo claro para todas as partes.

✱A ser feito todos os anos

■Limpeza do telhado, de calhas e condutores

■Substituição de telhas quebradas ou trincadas

■Manutenção da bomba de água pluvial

■Verificação do estado de mantas e impermeabilização

Fonte: Síndico Net
Link: https://www.sindiconet.com.br/
REDES SOCIAIS
Siganos nas redes:
   
ENDEREÇO
Rua Alceu Amoroso Lima, Edifício Antares, nº 314, salas 609 e 610, Caminho das Árvores, Salvador - Bahia
TELEFONES
Tel: (71) 3342-6160
Whatsapp: (71) 98113-3033
ACESSAR ÁREA DO CLIENTE